Dica Neopag

Aumente as vendas da sua loja com um bom Visual Merchandising!

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

No mercado à varejo a concorrência está cada vez maior, com lojas lado-a-lado vendendo os mesmos produtos ou muito similares. Diante dessa realidade, os lojistas precisam achar uma alternativas para chamar a atenção dos clientes, e uma delas é usando o visual merchandising da loja. O que é isso?

Visual Merchandising é uma estratégia de marketing muito usada nas lojas para alavancar as vendas. Está técnica usa todos os “estimulos” do ponto de venda como a arquitetura, decoração, texturas, iluminação, sons, aromas, e a própria mercadoria para estimular e induzir o consumidor a realizar compras na loja. Existem quatro elementos de visual merchandising que são considerados principais, são eles:

  • Vitrine

A comunicação na vitrine é primordial para a primeira conquista do cliente que está passeando na rua, shopping, centro comercial, ou onde quer que seja. É a fachada que traz o consumidor para dentro da loja e tem o objetivo de despertar o desejo do cliente em descobrir o que tem dentro do estabelecimento. Sabe aquela expressão “A primeira impressão é que fica?”, então é justamente isso que acontece, a primeira impressão que o cliente tem da loja é na vitrine. Por isso, ela precisa ser uma síntese da loja como um todo e se comunicar diretamente com o seu público-alvo. Os produtos da loja devem estar em destaque e bem apresentados, por mais simples que sejam, potencializando suas qualidades para seduzir o consumidor. A vitrine da loja tem a função de anunciar o estilo de vida presente na loja.

  • Layout

O layout da loja é toda a atmosfera dentro do estabelecimento, como comunicação, som, iluminação e aromas. Esses devem ser muito bem planejados para motivar os clientes a realizarem as compras. A ideia é fazer com que o cliente permaneça no local o mais tempo possível, pois a possibilidade de realizar mais compras é maior pelo tempo de permanência no estabelecimento. Para ter um layout eficiente é necessário induzir o cliente a circular pela loja e criar um clima agradável, tanto em relação ao espaço para se movimentar, mas também na disposição dos produtos. Dependendo do tipo de loja é interessante colocar um espaço de descompressão, que o cliente se sinta confortável e que possa descansar, tomar um café ou uma água.

  • Iluminação e cores

Esses elementos tem uma grande influência no comportamento dos consumidores. A loja precisa ser muito bem estudada para colocar a iluminação ideal aos seus clientes, utilizando a luz para dar destaque em produtos e ampliar e diminuir ambientes. Já as cores têm muito efeito psicológico nos consumidores e são capazes de transmitir sensações nas pessoas. As cores precisa estar coerente com a identidade visual da marca, e podem ser utilizadas para destacar determinadas mercadorias, diferenciar departamentos e seções e valorizar espaços.

  • Organização

A maneira como os produtos são expostos na loja é crucial para a estratégia de merchandising. Isso porque a falta de organização e sensação de “estar perdido” é um dos principais motivos para o cliente sair do local sem realizar a compra. Por essa razão, a sinalização no interior da loja é muito importante para o consumidor se localizar, localizar o produto que deseja e não perder tempo procurando a mercadoria desejada.

O conjunto desses elementos, e uma boa aplicação de todos eles resultam em uma estratégia eficaz de visual merchandising, podendo aumentar consideravelmente a percepção que os clientes têm da sua loja e consequentemente, aumentar as vendas.

Neste texto nós mostramos apenas os elementos principais do visual merchandising. Mas vale lembrar que cada loja precisa achar a sua fórmula certa para agradar o cliente ideal.

Esse texto ajudou sua loja? Veja também nossos posts sobre “O segredo para encantar o cliente da sua loja” , “Como formalizar meu negócio?” e “Liquidação ou
Promoção, quando fazer cada uma?”
.

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para que recebe.

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Como Lucrar com a Inadimplência?
Ler Mais
Dica Neopag
Cuidado com Fraude!
Ler Mais
Dica Neopag
Como formalizar meu negócio?
Ler Mais