Geral

O que é Cadastro Positivo?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Nos últimos meses foi muito comentado sobre o Cadastro Positivo, isso porque recentemente foi aprovado a criação do cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito do Brasil, como SPC, Serasa, Quod e Boa Vista. A participação dos dados nesse novo sistema, que antes era necessária a solicitação, se tornou automática para todos os CPFs e CNPJs do Brasil a partir do dia 9 de julho deste ano. Mas o que é isso, e quais serão as principais mudanças?

Para contextualizar, primeiro vamos falar sobre como era antes dessa nova regra. Antes da aprovação do cadastro positivo só existia o cadastro negativo, que é as informações sobre as inadimplências de consumidores e empresas. Ou seja, os compromissos financeiros, dívidas, que não foram pagos e continuam em aberto. Esses dados podem ser consultados como uma análise de risco e crédito por aqueles que desejam realizar negócios ou conceder crédito aos consumidores. Entretanto, esse tipo de dado só era disponibilizado em casos de devedores. Por isso, com o intuito de tornar o processo de concessão de crédito mais justo foi criado também o cadastro positivo.

O cadastro positivo já é um sistema muito comum em outros países. Ele reúne as informações de compromissos assumidos e pagamentos realizados de empresas e consumidores, identificando-os como bons pagadores através de um score, uma nota. Essas notas do cadastro positivo variam de 0 a 1000, sendo que mais próxima a 1000 é melhor, considerado o consumidor como bom pagador e mais perto de 0, é visto com um score ruim e o perfil de pior pagador.  

Essa nova regra foi criada porque apenas com o cadastro negativo as empresas não conseguiam ter uma visão completa do histórico de pagamentos das pessoas, e só era levado em consideração as dívidas em aberto, ou seja, apenas o lado desfavorável. E agora, com esse novo processo os compromissos honrados também são levados em consideração, assim vendo também o lado positivo dos envolvidos nas consultas. Dessa forma,  resultando em uma análise de risco e crédito mais correta e completa.

É importante ressaltar que a base de dados de cadastros positivos e negativos são diferentes, portanto mesmo que o CPF ou CNPJ esteja negativado eles irão participar também do cadastro positivo, pois nele só é registrado os dados compromissos de pagamentos honrados, e no negativo fica registrado somente as inadimplências. Esses dados são atualizados em tempo real, levando sempre em consideração as últimas  atualizações dos sistemas.

Vela saber que no cadastro positivo serão incluídas as informações do valor total da fatura, o número e o valor das parcelas e como os pagamentos têm sido realizados. Mas os tipos de produtos ou serviços comprados não serão informados. Além disso, as contas que entrarão nesse critério são as de crediários, financiamentos, e de serviços como água, luz e telefone. 

O principal objetivo dessa nova regra é tornar o acesso ao crédito mais fácil para os consumidores, diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos.

Gostou dessa mudança?

Neopag
Bom para quem paga.
bom para quem recebe.

Confira nossos posts:

Como fazer o controle de Fluxo de caixa da loja?
Aproveite a Liberação do FGTS para alavancar suas vendas!
Conheça técnicas de organização de loja e impulsione suas vendas;
Qual a importância do Capital de Giro para o futuro da loja?
Como fazer a precificação dos meus produtos/serviços?

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Economize tempo e dinheiro consultando a situação de seus clientes!
Ler Mais
Dica Neopag
Como Lucrar com a Inadimplência?
Ler Mais
Dica Neopag
Cuidado com Fraude!
Ler Mais