Jurídico e Tributário

Cliente inadimplente, o que fazer?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.
Obrigado por se inscrever!
Oops! Algo deu errado. Tente novamente, por favor.

Uma das principais preocupações dos lojistas em abrir um crediário próprio é levar um “golpe” do cliente e não receber o valor da fatura. Visando esse receio, a Neopag criou uma esteira de cobrança automática que melhora consideravelmente o índice de clientes inadimplentes na plataforma.  Porém, mesmo com todo esse processo de cobrança automatizada, ainda sim existe a chance de ter clientes inadimplentes.

Se isto acontecer, a Neopag oferece todo o suporte para você negativar o consumidor junto aos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, vale lembrar que é aconselhável que o recurso de incluir o nome do cliente no cadastro de inadimplentes seja o último método a ser usado. Mas para você entender melhor como funciona esse processo, vamos explicar!

O órgão de proteção ao crédito mais indicado para realizar essa negativação é o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), pois é a instituição que mais reúne informações sobre consumidores e empresas que devem no mercado. Já o Serasa é mais direcionada para inadimplentes com financiamentos bancários.

Para fazer essa negativação do nome de uma pessoa no SPC, temos duas forma de fazer esse processo: A primeira maneira de fazer isso é pela a Associação Comercial ou Associação de Lojistas da cidade. Estas associações são responsável por “defender, assistir, amparar, instruir e coligar a classe das empresas e pessoas com atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços de determinada cidade”. E, geralmente,já possuem um ligação direta com o SPC para realizar as negativações da cidade. Portanto, para o lojista realizar o cadastro de cliente inadimplente, ele tem que, primeiramente, fazer  parte da associação, e então apresentar o CPF do cliente inadimplente junto com a nota fiscal da compra realizada na sede da associação.

A segunda forma de realizar a negativação de cliente inadimplente é pelo próprio site do SPC, porém este processo é um pouco mais complicado, por isso,  e vamos explicar detalhadamente.

A primeira coisa que a loja deve fazer é uma associação com o SPC através das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) de cada região (encontre o CDL da sua região). Feito isso, o estabelecimento prejudicado poderá efetivar a negativação pela internet, pelo site www.spcbrasil.org.br/entidades/login utilizando o login de acesso que recebeu por email quando se associou a instituição. Ou pode ser feito presencialmente também, indo até algum dos postos de atendimento do SPC na sua cidade (encontre o posto mais próximo).

Para realizar a negativação de um cliente é preciso que tenha em mãos o valor da dívida, a data de vencimento da dívida, a data de compra do produto, o nome completo do cliente, o CPF e o endereço. Lembre-se, é de extrema importância confirmar os dados do cliente no ato da compra, pois se este cliente se tornar inadimplente, para realizar a negativação é necessário que todos os dados sejam convergentes, caso contrário o sistema do SPC recusará a negativação.

Também será necessário o contrato da Neopag do cliente com os termos de aceite, pois assim reduz a chance de o estabelecimento ser acionado na justiça por alguém contestando a dívida. Mas a Neopag está ciente e atenta quanto a isso, por isso no momento que o cliente baixa o aplicativo da Neopag e solicita o cartão de uma loja, exigimos um termo de aceite obrigatório para continuar usando o app, caso esse termo não seja aceito ele não prossegue na plataforma. Além disso,  para realizar a negativação também é indispensável a nota fiscal e o registro de venda do produto.

Pronto, a parte do lojista está feita! Mas de acordo com a legislação, antes de um nome ir para qualquer órgãos de proteção ao crédito é preciso que o devedor receba uma correspondência. Desta forma, assim que o lojista incluir o nome do cliente no SPC, ele receberá uma correspondência informando sobre a dívida, e concede até 10 dias para quitá-la. Caso isso não aconteça, o nome do consumidor ficará, automaticamente, negativado pelo SPC.

O que isso significa? Isso significa que toda vez que alguém ou alguma empresa consultar o nome desta pessoa, aparecerá a dívida em questão. Impedindo que o mesmo faça compras a prazo em outros estabelecimentos, abra contas em bancos de crédito, entre outras atividades financeiras.

O que devo fazer quando o cliente pagar a dívida?
Quando o cliente quitar a dívida, é necessário descadastrar o consumidor do sistema, a baixa do registro no SPC ocorre entre 5 a 10 dias após o pagamento.

Mas não se preocupe, a esteira de cobrança da Neopag reduz significantemente o número de clientes inadimplentes na plataforma, uma prova disso é que a nossa taxa de inadimplência é menor que 1%. Entretanto, se isso vier a acontecer com a sua loja, fique tranquilo, a Neopag auxilia  o lojista com  todas as etapas do processo de negativação.

Está mais seguro? Então faça já o cadastro da sua loja na Neopag e comece a usar agora mesmo!


Você Também Pode Gostar:

Gestão de Loja e Crédito
Taxa de Ativação, como avaliar?
Ler Mais
Fidelização de Clientes
Sabe como conquistar o seu cliente?
Ler Mais
Fale Conosco
Como a Neopag ouve os lojistas?
Ler Mais