Geral

Como a venda parcelada é visto pelos consumidores

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Fazer compras parceladas é uma realidade no Brasil que muitas lojas oferecem a seus clientes. Mas como essas compras são registradas é algo muito preocupante no mercado a varejo. Geralmente, as lojas fazem o controle da venda à crédito de diversas formas: carnê, promissória, notinha, caderneta, ficha, entre outros. Essas opções são apenas alguns modelos de crediários tradicionais no Brasil. Porém são modelos frágeis e inseguros, por que o lojista não tem um controle correto de quem pagou, quem não pagou, quem fez mais compras, quem ainda deve, e quem nunca mais apareceu.

Visto essa deficiência no mercado, a Neopag surgiu com o intuito de transformar esses modelos de parcelamentos em um sistema de crediário MODERNO e SEGURO, com o cartão de crédito próprio da loja (private label). Mas antes o  lojista precisa compreender a importância de oferecer o crédito ao consumidor e dar  opções de pagamento parcelado em sua loja. Por isso, colhemos alguns dados relevantes para divulgar aos lojistas.

Segundo a pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aproximadamente 59% dos consumidores brasileiros possuem algum tipo de crediário, carnê, caderneta, promissória, entres outros modelos em lojas. Dentre essas pessoas, 67% dos consumidores veem o crediário como algo positivo e os motivos para essa boa perspectiva são:

  • Poder parcelar o valor das compras;
  • Adquirir produtos de forma mais fácil;
  • Permitir que pessoas sem acesso ao cartão de crédito tradicional ou cheque possam fazer compras parceladas;
  • Segurança de não precisar andar com dinheiro, cheque ou cartão de banco;
  • Ter prazo para pagar;

Diante dessas respostas, a Neopag se destaca por ser um sistema TOTALMENTE digital, oferecendo um cartão personalizado da sua loja no celular do cliente. Sendo assim, adquirir o produto e realizar compras parceladas ficou ainda mais fácil e seguro. Isso por que o cliente só precisa estar com o celular na loja para realizar a compra, sem ter que andar com dinheiro, cheque ou o cartão de banco.

Ao realizar o cadastro de cliente, fazemos consultas nos órgão de proteção ao crédito no Brasil (SPC, Serasa, Boa Vista) e a Rede de confiança Neopag. O resultado, que é o nosso Score de Confiança Neopag, que divulga as informações se o cliente é negativado ou não. Mediante esse resultado, sugerimos um limite de crédito do qual o lojista tem total autonomia para alterar, aceitar ou rejeitar. A plataforma não bloqueia usuários negativados, é o lojista quem decide se realizar a venda para esse consumidor.

Na pesquisa realizada com os consumidores de lojas de varejo, também foi perguntado qual a principal motivação de adquirir o crediário de uma loja, e as respostas foram:

  • Poder fazer mais compras;
  • Desejo de aproveitar o crédito pré-aprovado;
  • Pouca burocracia para adquirir;

Com essas respostas podemos identificar as vantagens de usar Neopag na loja. Uma vez que o cliente só precisa fazer o cadastro com as informações pessoais pelo aplicativo da Neopag, ou no balcão da própria. Caso seja aceito pela loja, o crédito (definido pelo lojista) é liberado na hora. Porém, uma das questões que ainda preocupam os lojistas são os clientes inadimplentes.

Isso porque os velhos modelos de crediário (carnês, fichas, promissórias, etc) são formas inseguras de conceder o crédito ao consumidor. Muitas vezes as análises de crédito não acontecem e se acontecem, são referências comerciais, ou consulta de CPF com informações vagas. As cobranças, normalmente, não são feitas  corretamente e às vezes, até descartadas para não causar constrangimento aos clientes. Dessa forma as taxas de inadimplência realmente ficam altas. Outro motivo de inadimplência são os casos que os clientes esquecem de realizar o pagamento da fatura.  O cliente chega em casa com a fatura, guarda o papel na gaveta e não lembra da dívida.

Por isso, a Neopag criou a “esteira de cobrança automática” que envia lembretes de pagamentos para os clientes, antes e após a data de fechamento da fatura. Também possuímos uma equipe especializada em cobrança para enviar emails, mensagens, fazer ligações de cobranças, acordos e reparcelamentos em nome da loja. Assim o lojista não precisa se preocupar com as cobranças dos clientes de sua loja. Um prova da efetividade deste recurso é a taxa de inadimplência atual da Neopag ser menor que 1%.

Cadastre já sua loja na plataforma Neopag e comece a vender com segurança no crediário próprio!


Fale com um de nossos consultores e tire todas suas dúvidas!

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Economize tempo e dinheiro consultando a situação de seus clientes!
Ler Mais
Dica Neopag
Como Lucrar com a Inadimplência?
Ler Mais
Dica Neopag
Cuidado com Fraude!
Ler Mais