Dica Neopag

Como criar uma vitrine atraente?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

As vitrines são os locais de exposição das mercadorias das lojas, é a primeira “arma” que as lojas tem para atrair os olhos dos clientes.  E para isso é recomendado usar algumas técnicas que ajudam a conquistá-los e alavancar as vendas do comércio. O vitrinismo faz parte de uma das estratégias de visual merchandising que são usadas para criar um diferencial nas lojas do mercado varejista. É uma ferramenta muito usada para proporcionar atratividade, fortalecimento da marca e, consequentemente, aumento das vendas.

Não basta apenas ter uma vitrine atraente, ela precisa contar uma historia, expressar um sentimento e dar as intenções para que o público-alvo compreenda o objetivo da marca. Tem que convencer os clientes que aqueles produtos são essenciais para seus cotidianos e incentivá-los a entrar na loja. Por isso, precisa ser dinâmica para atrair os olhares mais distraídos, dar vida aos produtos ali expostos, se tornado perceptível aos consumidores. Deve ser montada cuidadosamente, renovada constantemente e divulgada diariamente, afinal é o cartão de visita da loja. A vida útil de uma vitrine dura em média de 15 a 20 dias, após esse período é recomendado que troque os produtos e o tema escolhido. Mas não é uma regra, pois caso a vitrine não esteja surtindo efeitos pode ser trocada antes deste período.

Os requisitos para uma boa vitrine são diversos mas abordaremos apenas os principais para auxiliar os lojistas na elaboração das vitrines de suas lojas. Primeiramente, é preciso saber exatamente o público que o estabelecimento quer atingir; o objetivo e tipo da vitrine, visto que são diversas os tipos. As mais utilizadas são: comemorativas, celebração de uma data específica; publicitária, para divulgar a marca; cotidiana, lançamento de produto; oportunidade, liquidações e promoções.  Os lojistas devem saber também quais os produtos que serão expostos, lembrando que a loja só deve expor os produtos que tem em estoque, caso contrário a vitrine acaba perdendo a funcionalidade, além de decepcionar os consumidores.

Também é necessário colocar os preço nos produtos, eles deve estar visíveis, mas não fixados nas roupas, uma boa ideia é colocá-los em uma plaquinha em algum lugar da vitrine com os nomes das peças e os preços. As cores tem o intuito de dar vida e criar uma harmonia entre os elementos da vitrine, o mais recomendado é usar um jogo de no máximo três cores. Lembre-se que algumas cores já possuem um significados e  já são usadas em algumas situações específicas como: os tons vibrantes são usados no verão e os tons frios para as vitrines com coleções de outono/inverno. Em vitrines masculinas, geralmente, são usadas cores neutras como branco, preto, bege e marinho, já a cor vermelha é muito usada para indicar liquidação, o rosa e o azul são muito utilizados em lojas infantis, entre outros significados. Por isso, é sempre bom pesquisar se já existem pré-interpretações das cores escolhidas. Outro aspecto que é importante para criar uma vitrine atraente é a simetria entre elementos. Tente colocar produtos do mesmo porte, ou que façam algum sentido entre eles.  A iluminação, também é um fator muito importante, que deve ser muito bem planejada e aplicada para destacar os produtos certos. Ela é muito usada para potencializar as cores dos elementos das vitrines e emitir sensações as consumidores. O recomendado é utilizar lâmpadas embutidas, e em hipótese alguma deixar a fiação visível para os clientes, isso gera uma sensação de “descuidado”.

Enfim, essas são apenas algumas recomendações simples e fáceis que os próprios lojistas podem aplicar em suas lojas sem gastar muito. Mas caso a loja esteja disposta a investir em suas vitrines o ideal é contratar um profissional especializado em vitrinismo, que entenda e domine todas as técnicas de composição, iluminação, e montagem para elaborar uma uma vitrine perfeita para a loja.   

O que achou desse texto? Veja também outros textos dos Blog Neopag.

Aumente as vendas da sua loja com um bom Visual Merchandising!

Saiba o que é preciso para ter uma boa operação de loja!

O segredo para encantar o cliente da sua loja

Como formalizar meu negócio

Liquidação ou Promoção, quando fazer cada uma?

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.


Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Como Lucrar com a Inadimplência?
Ler Mais
Dica Neopag
Cuidado com Fraude!
Ler Mais
Dica Neopag
Como formalizar meu negócio?
Ler Mais