Dica Neopag

Como Lucrar com a Inadimplência?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Um dos grandes problemas para os comerciantes do mercado a varejo é a inadimplência de clientes. Isso acaba desmotivando as lojas de venderem no crediário, na ficha, no carnê, na promissória e outras formas de venda parcelada, pois querem receber em dia, sem atrasos. Mas a grande charada é lucrar com o atraso e isso depende de como a venda no crédito próprio é feita e como os clientes em atraso são vistos pelos comerciantes.

Para ter sucesso na venda à prazo, primeiramente é fundamental fazer algum tipo de análise de crédito e risco dos clientes, assegurando-se que os pagamentos serão realizados, é uma forma de vender com segurança. Essas análises dos clientes podem ser feitas de diversas maneiras: como antigamente, solicitando algumas referências comerciais e ligando para para perguntar se o cliente é um bom pagador ou não;  de uma forma mais rápida e prática através dos bureaus de crédito, como SPC, Serasa, Boa Vista; ou também realizando consultas em uma determinada rede de pessoas. 

Todos essas alternativas  são para dar mais segurança na hora de conceder o crédito do seu negócio para os consumidores,  o que ajuda a reduzir bastante o número de clientes inadimplentes. Porém, às vezes fazer as análises de crédito não são o suficiente e mesmo assim temos que lidar com a inadimplência. Nestes casos, para obter sucesso precisamos ver a esse problema por outro ângulo porque nem sempre a inadimplência é uma coisa ruim para o comércio. Usada da maneira correta pode se tornar em algo muito lucrativo e transformando-se em uma renda extra para o estabelecimento. Quer saber como?

Vender parcelado é uma prática muito comum no Brasil, cada lugar usa de um jeito: com ou sem entrada, juros acima de um número determinado de parcelas, multas por atraso, e outras opções. Para os estabelecimento comerciais é muito importante configurar as opções de pagamento corretamente e incluir os devidos juros e multas por atraso. Isso porque quando um cliente não efetuar o pagamento na data correta, será cobrado as taxas de pagamentos atrasados, e são com elas que as lojas, clinicas, comércios conseguirão a renda extra.

Os clientes que não realizam o pagamento na data correta não tem a intenção de deixar de pagar a fatura, dar calote, mas está sem dinheiro no momento ou esqueceu de realizar o pagamento e pagará com atraso. Porém essa atitude tem uma consequência que são as taxas de juros e multas que serão embutidas no valor da fatura. E é desta forma que o seu negócio está tendo um lucro a mais, pois está faturando com os produtos/serviços vendidos e também com o valor da multa por atraso. Como esses casos de clientes em atraso são muito recorrentes em lugares quem vende parcelado, a sua "renda extra" com esse clientes também será muito presente.

Essa é uma prática muito frequente nas grandes redes varejistas, como Renner, C&A, Riachuelo. Elas possuem os seus próprio cartões de crédito, e cobram juros e multas por atraso dos clientes inadimplentes. Atualmente, o lucro proveniente dessas “penalidades” é maior que o lucro que elas têm com a venda dos próprio produtos da loja. 

Por isso, ter uma visão pessimista desses clientes em atraso não é correto,  pois eles podem se tornar uma oportunidade de lucrar mais.

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Gostou?

Veja nossos outros posts:
Como fazer o controle do Fluxo de Caixa do seu negócio?
Qual a importância do Capital de Giro para o futuro da loja?
Como fazer a precificação dos meus produtos/serviços?
Planeje as compras da sua loja e aumente seus lucros!


Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Economize tempo e dinheiro consultando a situação de seus clientes!
Ler Mais
Dica Neopag
Cuidado com Fraude!
Ler Mais
Dica Neopag
Como formalizar meu negócio?
Ler Mais