Dica Neopag

Economize tempo e dinheiro consultando a situação de seus clientes!

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Atualmente, todos estamos tão ocupados que não temos tempo para fazer tudo que precisamos e desejamos. Por isso é importante saber otimizar o nosso tempo para aproveitá-lo da melhor maneira possível, principalmente em nosso trabalho. Para muitas lojas, clínicas e outros estabelecimento comerciais um dos maiores desafios é achar tempo para realizar as cobranças de clientes com faturas em atraso.

Esse é uma função importantíssima para o faturamento do negócio, porém demanda muito tempo, dinheiro e, com certeza, paciência para lidar com todos os tipos de clientes. Diante dessa realidade, esses estabelecimentos comerciais procuram uma forma de melhorar esses processos de cobranças para não perder tanto tempo nisso.

Em vista dessa dificuldade, uma das principais maneiras encontradas para otimizar e diminuir o volume de notificações e ligações relacionados a cobranças é fazer uma pré-seleção dos clientes que desejam o crédito próprio do seu negócio. Antigamente, essa “triagem” era realizada através das referências comerciais. Essas eram feitas da seguinte forma: os estabelecimentos comerciais solicitavam ao menos 3 referências comerciais para os clientes que queriam fazer compras no crediário e ligavam para cada uma delas perguntando se aquele consumidor era um “bom pagador” ou não. Diante da resposta, o estabelecimento liberava ou não o crédito para o consumidor. Porém, esse processo consome tempo, além de ser inseguro, ineficiente e muito frágil.

Hoje, existem maneiras mais rápidas e eficazes de fazer essa pré-seleção dos clientes, como consultando os bureaus de crédito do Brasil (SPC, Serasa, Boa Vista). Com a pesquisa deles é possível ver a situação do cliente. Normalmente, o fator decisório para a liberação do crédito é se o cliente está com o nome negativado ou não. 

Mas o importante para as lojas, clínicas e outros estabelecimento comerciais é entenderem que quanto melhor eles fizerem essa seleção de clientes, menor será o tempo gasto nas cobranças. Isso porque se eles realizarem a consulta da forma correta e eficaz, liberando o crédito apenas para os “bons pagadores”, ou seja, para as pessoas que NÃO estão com o nome negativado, as chances dessas pessoas atrasarem o pagamento são poucas diante dos históricos delas.

Claro que ainda terão clientes em atraso, mas realizando essa análise de risco e  crédito dos clientes antes de conceder o crédito próprio do seu negócios, a taxa de inadimplência reduzirá consideravelmente.

Otimize seu tempo realizando análise de crédito antes de liberar o crédito próprio do seu negócio para um cliente. Dessa forma você reduzirá a inadimplência, economizará dinheiro gasto nos processos de cobranças, e ainda poderá focar sua atenção no que realmente importa, nas vendas!

Neopag.
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Você Também Pode Gostar:

Treinamento
Plataforma Neopag
Ler Mais
Geral
Desconto diferenciado? A lei permite?
Ler Mais
Dica Neopag
Como ser um Profissional Autônomo de Sucesso?
Ler Mais