Dica Neopag

Faça uma gestão eficiente da Carteira de Crédito da sua loja

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

No mercado a varejo fazer uma gestão eficiente da carteira de crédito da loja é um fator fundamental para o sucesso do comércio. Porém, muitos lojistas não sabem como fazer isso e nem onde encontrar as informações para isso.

A venda à crédito, geralmente, é visto como apenas um benefício para o cliente, como uma opção de pagamento parcelado. Porém, o lojista precisa compreender que é mais do que isso, é o produto financeiro da loja. E a Neopag quer ajudar a loja a transformar o crediário próprio em um produto financeiro, e aumentar bastante a receita financeira do estabelecimento.

Mas qual é o produto financeiro da minha loja?

Quando você configura os planos de pagamentos da loja, serão definidos qual será a taxa de juros cobrada para parcelamentos em um determinado número de parcelas e qual será a taxa de multa por atraso de pagamento da fatura. No momento que o cliente opta por pagar parcelado, você não está só dando mais opções de pagamento para ele, você emprestando um crédito e um prazo para o cliente realizar a compra. O juros do parcelamento e as multas por atraso o os seus produtos financeiros. Desta forma, a loja está “cobrando” pelo crédito emprestado.

O intuito de fazer é aumentar a receita financeira da loja com o juros por parcelas, afinal, a loja está emprestando o dinheiro para o consumidor, e merece ganhar por isso. E também para reduzir o riscos de inadimplência, pois os cliente não querem atrasar a fatura para não pagar multa.  e aumentar suas receitas financeiras.

Agora que você já sabe qual é o produto financeiro da sua loja, é necessário dominar cinco indicadores principais para analisar a carteira de crédito da loja e ter uma gestão eficiente do crédito próprio. São eles:

 

  • Taxa de APROVAÇÃO: é  a quantidade de "cartões aprovados" na sua loja em relação ao total de clientes analisados que solicitaram o seu cartão de crédito digital. Ou seja, “cartões aprovados” são os clientes cadastrados com crédito aprovado disponível para compra no seu estabelecimento. Efetivamente, quanto mais cartões emitidos, maior a TAXA DE APROVAÇÃO, e mais oportunidades de vendas para sua loja. Todavia, uma boa análise de risco e crédito, como a que oferecemos com o SCORE DE CONFIANÇA NEOPAG, é fundamental para que a TAXA DE APROVAÇÃO cresça de forma SEGURA, minimizando a chance de inadimplência.

  • Taxa de ATIVAÇÃO: representa a quantidade de clientes aprovados e que já realizaram alguma compra em sua loja com o seu cartão de crédito digital. Portanto, é importante fazer a ativação correta dos cartões, pois isso vai afetar diretamente na sua taxa de ativação. Se o cliente possuir o cartão da loja no celular mas não realizou compra pelo aplicativo, será considerado como um cartão não ativado, ou seja, um cliente bom, com crédito disponível mas ainda não usou o cartão. Por isso, é extremamente importante que o lojista acione esses clientes, e os estimule a realizar as compras usando o crédito que você disponibilizou.

  • Taxa de INADIMPLÊNCIA:  é o indicador que mostra quantos clientes estão atrasados mais de 90 dias, a partir do dia de vencimento da fatura. Sem dúvidas, quanto menor esse número, melhor será para sua loja. Entretanto, clientes em atraso e inadimplentes são grandes oportunidades de aumentar sua receita financeira com juros e multas de forma justa. Afinal, o crédito que você oferece não é apenas um benefício, é também o seu produto financeiro que você está “vendendo” para seu cliente e merece ser “pago” por isso.

  • RECEITA FINANCEIRA: Este indicador representa o total de dinheiro que você está ganhando com as vendas parceladas com juros, multas e acréscimos financeiros de pagamentos em atraso. Quando um cliente realizar uma compra em sua loja, e optar pelo pagamento parcelado com juros, esse juro, seja do parcelamento ou do atraso, faz parte da sua receita financeira. Sendo assim, quanto mais vendas a prazo (com juros) sua loja realiza e maiores valores recebidos em multa, maior sua receita financeira e maior sua rentabilidade.

  • RENTABILIDADE DA CARTEIRA: representa a "Saúde” da carteira de crédito da sua loja, ou seja, quanto está rendendo o cartão de crédito digital da sua loja. A rentabilidade da carteira está diretamente atrelada a receita financeira. Enquanto a Receita Financeira é o valor em dinheiro do seu lucro que sua loja está ganhando com o seu produto financeiro, e a Rentabilidade da carteira é esse valor em porcentagem. Dessa forma, quanto mais vendas no cartão digital da sua loja, maior será suas receitas financeiras, e consequentemente, melhor será a rentabilidade da carteira.

Gostou? Transforme já o seu crediário em produto financeiro e aumente seus lucros.

CADASTRAR LOJA

FALAR COM CONSULTOR


Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Entenda a importância de fazer a checagem de informações de Referências Comerciais!
Ler Mais
Dica Neopag
Venda para um nicho de mercado e alavanque suas vendas!
Ler Mais
Dica Neopag
3 Dicas Essenciais para a Relação com os Fornecedores
Ler Mais