Dica Neopag

Como fazer o controle do Fluxo de Caixa do seu negócio?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Para ter sucesso no comércio varejista é fundamental ter uma excelente organização financeira, e o elemento principal para isso acontecer é saber administrar de maneira eficiente o fluxo de caixa do estabelecimento. Com ele o empreendedor pode acompanhar o desempenho do seu negócio, em tempo real, e tomar as decisões adequadas para a loja crescer de uma forma saudável. 

O fluxo de caixa são todas as movimentações de entradas (recebimentos de clientes e outros valores recebidos) e saídas (pagamentos de compras, funcionários, e demais atividades) de dinheiro da loja em um período específico. Ou seja, o saldo disponível no caixa da empresa, de fácil acesso, seja em espécie, conta corrente ou aplicações. 

Para fazer o controle disso é necessário registrar todas as contas que fazem parte da administração financeira da loja. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como manualmente através de um caderno ou agenda, é uma estratégia um pouco mais trabalhosa e o lojista deve ficar muito atento para não esquecer de anotar nenhum itens. Ou por uma planilha eletrônica, que é uma maneira mais ágil e prática. Outra ferramenta utilizada para fazer esse controle são alguns programas de gestão de loja. Para realizar esse monitoramento é importante determinar uma data de corte, por exemplo, o último dia do mês, assim o lojista pode comparar um período com o outro e observar a performance de cada um. Com essas informações em mãos a conta para encontrar o valor de fluxo de caixa é simples, basta subtrair o valor de todas as entradas com o valor de todas as saídas que ocorrem naquele período pré-definido.

Com o controle do fluxo de caixa o lojista pode ter uma ampla visão da situação financeira do comércio e verificar o valor de capital de giro disponível.  Se o saldo for negativo, a empresa está gastando mais do que o esperado e é preciso tomar uma atitude rápida para aumentar suas receitas financeiras. Caso o saldo seja positivo, a loja está bem administrada, com as contas em dia, com um valor suficiente para fazer novos planejamentos e projetar ações futuras para o crescimento da loja. 

Um fluxo de caixa mal feito pode acarretar diversos problemas para o estabelecimento, como o vencimento de contas em um período que o comércio não tem o dinheiro suficiente para pagá-las. Quando acontecem essas situações, normalmente, as lojas adquirem empréstimos bancários com o intuito de solucionar o problema e não afetar as operações da loja. Mas isso mal administrado pode se tornar uma “bola de neve” e prejudicar cada vez mais.

Comece a fazer o controle do fluxo de caixa e planeje o crescimento futuro da sua loja. 

Veja também nossos outros posts:

Conheça técnicas de organização de loja e impulsione suas vendas;
Qual a importância do Capital de Giro para o futuro da loja?
Como fazer a precificação dos meus produtos/serviços?
Planeje as compras da sua loja e aumente seus lucros!


Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Entenda a importância de fazer a checagem de informações de Referências Comerciais!
Ler Mais
Dica Neopag
Venda para um nicho de mercado e alavanque suas vendas!
Ler Mais
Dica Neopag
3 Dicas Essenciais para a Relação com os Fornecedores
Ler Mais