Gestão de Operação de Loja

O segredo para encantar o cliente da sua loja

Publicado por:
This is some text inside of a div block.
O mercado varejista está cada vez mais competitivo, muitas lojas abrindo, outras fechando, tudo isso deixando o consumidor atordoado com tantas informações. O clientes está muito mais exigente, crítico e disputado no mercado. As diversas opções de compra do mesmo produto, lado a lado, tornou a fidelização do cliente muito mais difícil. As lojas têm que ser muito mais agressivas para despertar a atenção do cliente, o poder de decisão de compra, agora, está nos detalhes. O comércio que melhor atender as necessidades do cliente será o ganhador, mas muito se engana quem pensa que este é o fim, pois, atualmente, toda nova compra é uma nova jornada. Nos dias atuais, a batalha é qual loja encanta mais o cliente!
Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois então, é exatamente isso que acontece com os clientes, a abordagem inicial da loja é primordial para o encantamento do consumidor. Um bom atendimento não é mais um diferencial, é uma necessidade básica de qualquer comércio. Mas o que é um bom atendimento?
É um conjunto de fatores que gera o encantamento do cliente pelo produto, pela loja, e pela situação. Basicamente tudo depende do  vendedor, que deve ser rápido, eficiente e tratando cada cliente como um cliente exclusivo. Tem que conhecer detalhadamente o produto que está vendendo e oferecer o máximo de informação e demonstrações ao consumidor. Também é necessário que o colaborador da loja seja totalmente verdadeiro com o cliente, só prometendo prazos, horários e outros benefícios se realmente puder cumprir. O vendedor tem que ser íntegro e sincero para conquistar a confiança do cliente, e precisa compreender o estilo de cada cliente para sugerir outros produtos que podem lhes agradar. Claro, se tiver abertura para isso!
Além disso, é fundamental compreender o tempo de cada cliente e se adequar a situação, por exemplo, se o cliente estiver com pressa, seja ágil, ou se ele for mais demorado, mantenha-se tolerante, paciente e calmo. Lembre-se que nenhum atendimento é mais importante que outro e nenhuma demonstração é em vão. O cliente está apenas interessado em ações simples, práticas e eficazes que facilitem a sua vida quando está sendo atendido.  O consumidor tem que sair satisfeito com o atendimento recebido, seja ele efetuando a compra ou não.
Nos dias atuais, a satisfação do cliente pode é a garantia de uma nova oportunidade de compra, de uma indicação, ou até mesmo de uma exposição positiva e gratuita da loja/marca nas redes sociais. De outro modo que a insatisfação pode ser um tiro no pé, e causar uma exposição negativa e desnecessária nas mídias digitais. Podendo influenciar negativamente, desestimulando outros clientes a realizarem compras no estabelecimento
Diante dessas informações, trate seus clientes como parceiros de sucesso do seu comércio, e tente sempre superar as expectativas deles, lembrando-os o quanto são importante para o seu negócio. Por fim, agradeça  o cliente pela preferência escolhida. O reconhecimento e a valorização desses fatores contribuirão para deixar uma última impressão positiva da loja ao consumidor.
Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Você Também Pode Gostar:

Gestão de Operação de Loja
Saiba o que é preciso para ter uma boa operação de loja!
Ler Mais
Gestão de Operação de Loja
Liquidação ou Promoção, quando fazer cada uma?
Ler Mais
Jurídico e Tributário
Como formalizar meu negócio?
Ler Mais