Dica Neopag

Conheça técnicas de organização de loja e impulsione suas vendas

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

A disposição dos produtos no interior da loja pode ser uma maneira muito boa de aumentar a produtividade e potencializar as vendas da loja. Entretanto, o  posicionamento de produtos em lugares errados podem gerar perdas de oportunidades de compras, e consequentemente, trazendo um resultado negativo para o comércio. Por isso, existem várias técnicas e estratégias de como otimizar a organização das lojas, deixando os processos internos mais eficientes não só para os lojistas, mas  principalmente para os consumidores.

Uma loja deve ser muito bem planejada para proporcionar comodidade e facilidade aos clientes na procura de mercadorias. É fundamental deixar um bom espaço para o público circular nos corredores, os produtos na altura dos olhos dos clientes, e acessíveis às mãos do consumidor, eles precisam alcançar os produtos desejados nas prateleiras. As passagens devem ser amplas para não serem interditadas caso outro cliente pare para ver os produtos dessa seção. O ideal é que tenha espaço suficiente para os consumidores pararem e ficarem à vontade para analisarem os produtos desejados, sem pressa e sem perturbações de outros clientes querendo passar naquele mesmo corredor.

Dentro da loja, o consumidor precisa percorrer um caminho com uma sequência lógica dos produtos e finalizando no caixa de pagamento. No caso de lojas de varejo, os provador de roupas devem estar no meio deste trajeto. Essa é uma técnica muito comum para manter o  cliente, o maior tempo possível, dentro do estabelecimento e fazê-lo percorrer todo esse caminho para ver o maior número de produtos possíveis. Isso porque, segundo estudos, quanto mais tempo cliente passa dentro da loja, mas vontade de realizar compras ele tem.

Toda loja possui “zonas quentes” e “zonas frias”, o que é isso?
São locais que são mais ou menos percebidos pelos clientes ao entrar no comércio. As zonas quentes são os primeiros lugares que os clientes costumam ir quando entram no estabelecimento. Geralmente, essas zonas ficam à direita da entrada da loja. Já as zonas frias são as área que os consumidores não percorrem, ou não notam dentro da loja. Cada comércio tem suas próprias zonas quentes e zonas frias, cabe ao lojista identificar quais são essas áreas e explorá-las fazendo uma distribuição correta dos produtos nesses locais. O que muitas lojas fazem e funciona é colocar os lançamentos nas áreas mais frequentadas pelos consumidores, assim tem mais chances de serem vistos e comprados.

A organização dos produtos também é um ponto muito importante para se atentar, eles precisam estar expostos de maneira criativa para chamar a atenção dos clientes. Uma boa dica é deixar os produtos em promoção separados e bem visíveis, por exemplo em “ilhas”, para dar ainda mais destaque e facilitar o acesso para os clientes. Outra técnica usada para incentivar a compra é colocar produtos complementares, ou similares um ao lado do outro, assim quando o cliente for comprar um desse produtos pode completar a compra com o produto que está próximo. Por exemplo, em uma loja de roupa é indicado colocar uma blusinha perto de um short que faça um conjunto, que combine, ou que está exposto na manequim, dessa forma quando o cliente for comprar uma dessas peças ele poderá ver a outra e se interessar também.

Os espaços destinados a pagamentos devem ser apenas para isso, evitando  filas. Uma ideia bem legal é aproveitar as áreas das filas e caixas para expor produtos de “última hora”. São produtos que não são o foco do cliente, mas ele pode se sentir atraído no “último momento”.

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Veja também os posts:
O segredo para encantar o cliente da sua loja

Como formalizar meu negócio?

Liquidação ou promoção, quando fazer cada uma?

Saiba o que é preciso para ter uma boa operação de loja

Aumente as vendas da sua loja com um bom Visual Merchandising!

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Entenda a importância de fazer a checagem de informações de Referências Comerciais!
Ler Mais
Dica Neopag
Venda para um nicho de mercado e alavanque suas vendas!
Ler Mais
Dica Neopag
3 Dicas Essenciais para a Relação com os Fornecedores
Ler Mais