Dica Neopag

Saiba o que é preciso para ter uma boa operação de loja!

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Para obter sucesso em uma loja de varejo é essencial ter uma boa operação de loja, caso contrário o triunfo da loja pode estar comprometido. Mas para isso é preciso que haja integração com todas as áreas do negócio. Todos devem “falar a mesma língua” e estar de acordo com as regras do estabelecimento. Não adianta ter um bom sistema operacional se a equipe não souber operar, ou vice e versa. A loja estar alinhada, em todos os quesitos, é o principal fator para melhorar a qualidade do serviço prestado ao consumidor.

A primeira atitude a ser tomada é realizar um bom treinamento com todos os funcionários da loja, e principalmente com os responsáveis pelo atendimento ao cliente, ou seja, os vendedores. Os colaboradores precisam conhecer e entender muito bem todos os produtos da loja. Saber as principais características, as funções e as diferenças entre os produtos concorrentes é o básico para realizar um atendimento eficaz e satisfatório para o consumidor. Isso porque mesmo que o consumidor não realize as compras naquele momento, mas tenha gostado do atendimento, as chances de voltar ao estabelecimento ou indicar a loja a um amigo são grandes.

Outro comportamento que agrega muito ao comércio a varejo é ter normas de organizações e padrões ao realizar as atividades da loja, ou seja processos. Seja no atendimento, na operação de caixa, na organização do estoque ou em qualquer outra área e função dentro do negócio. Esta padronização simplifica as realizações das funções e facilita quando um novo colaborador entrar para o time, pois todos os funcionários atuam da mesma maneira.

Para o bom funcionamento de uma loja também é recomendado alguns princípios que podem fazer toda a diferença, como, por exemplo, dar autonomia aos funcionários. Essa liberdade auxilia no momento que acontecer alguma situação delicada com um cliente. Se o  o próprio vendedor do ocorrido ter autonomia para solucionar o problema ajuda e muito. Pois dessa forma o cliente tem uma resposta imediata e não precisar esperar outra pessoa aparecer para resolver o ocorrido. Também é indicado sempre tentar proporcionar um ambiente agradável para trabalhar. Seja fisicamente, com limpeza, temperatura, ferramentas e etc, como mentalmente, com harmonia e reciprocidade entre os funcionário. Esses são princípios que fazem grande diferença na produtividade e na qualidade do serviço prestado. Um clima desagradável pode transparecer no atendimento ao cliente.

Mais uma dica para ter uma loja coesa por completo é realizar um checklist, diariamente, antes da abertura da loja. São ações simples que podem evitar adversidades com os clientes e o desgaste dos funcionários durante o dia. Algumas delas são: testar os equipamentos da loja, verificar os preços dos produtos, validar o estoque, realizar uma breve limpeza, ligar o ar condicionado ou ventiladores, se tiver, para já deixar um clima agradável para os clientes, entre outras práticas que podem ajudar no sucesso da loja e prevenir sufocos.

Já abordando questões burocrática, temos alguns pontos importantes que precisam de uma atenção especial, como a emissão correta dos documentos fiscais, caso não seja efetuadas corretamente, o estabelecimento pode sofrer graves penalidades, multas, e dependendo da situação até o fechamento do local. Por isso, é extremamente importante ficar atento a isso, e manter a loja sempre regularizada.

Além de todas as questões já citadas acima, também tem algumas coisas que precisam ser feitas diariamente e quase que constantemente, como a gestão e controle do estoque de produtos, a reposição de peças, solicitações da demanda aos fornecedores e o fechamento do caixa no final do dia, garantindo que todos os lançamentos foram feitos corretamente.

Enfim, essas são apenas algumas dicas de ações para realizar na loja e obter sucesso com uma boa operação.

Gostou do nosso texto?

Veja também outros posts: “O segredo para encantar o cliente da sua loja”, “Como formalizar meu negócio?” e Liquidação ou promoção, quando fazer cada uma?.

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
Entenda a importância de fazer a checagem de informações de Referências Comerciais!
Ler Mais
Dica Neopag
Venda para um nicho de mercado e alavanque suas vendas!
Ler Mais
Dica Neopag
3 Dicas Essenciais para a Relação com os Fornecedores
Ler Mais