Gestão de Loja e Crédito

Taxa de Inadimplência, o que significa?

Publicado por:
This is some text inside of a div block.

Toda lojista que possui um crediário próprio precisa saber acompanhar alguns indicadores que são fundamentais para a gestão eficiente de sua loja.  Mas em muitos casos os comerciantes não sabem como  fazer isso, e não tem onde buscar essas informações. A Neopag identificou essa necessidade e decidiu ajudar o lojista entender, acompanhar e controlar essas métricas.

Visto isso, elegemos os cinco principais indicadores para instruir as lojas a analisarem de forma estruturada para proporcionar resultados relevantes ao seu estabelecimento. O intuito disso é que o lojista transforme o crediário próprio em um produto financeiro através de um cartão de crédito próprio da sua loja, e consequentemente, aumente suas receitas financeiras e lucros. As métricas para isso são: taxa de aprovação, taxa de ativação, taxa de inadimplência, receita financeira e rentabilidade da carteira.

Anteriormente, já falamos sobre a taxa de aprovação e a taxa de ativação, e nesse texto vamos falar exclusivamente da TAXA DE INADIMPLÊNCIA.

A taxa de inadimplência é o indicador que mostra quantos clientes estão atrasados mais de 90 dias, a partir do dia de vencimento da fatura. Sem dúvidas, quanto menor esse número, melhor será para sua loja. Entretanto, clientes em atraso e inadimplentes são grandes oportunidades de aumentar sua receita financeira com juros e multas de forma justa. Afinal, o crédito que você oferece não é apenas um benefício, é também o seu produto financeiro que você está “vendendo” para seu cliente. Mas como assim?

Quando um cliente faz uma compra em sua loja e opta por pagar parcelado, ele não está apenas comprando alguns produtos mercantis, ele mas também está comprando um crédito para realizar essa compra. É como se a sua loja estivesse emprestando dinheiro para o consumidor, e como qualquer outro produto ou serviço, esse ”empréstimo” também  tem um custo para o cliente. E o preço são as taxas de juros e multas que você cobra do cliente em caso de atrasos, ou mesmo parcelamento mais longos. Desta forma, você reduz riscos de inadimplência e aumentar suas receitas financeiras.

Para te ajudar a configurar o modelo de crediário da sua loja, na plataforma da Neopag já temos 3 perfis pré-configurados: conservador, moderado e arrojado. Cada um deles tem um modelos diferente de taxa de juros, prazos, parcelamento e acordos. O lojista pode escolher qual dessas opções de crediário se encaixa melhor no seu negócio. Mas se preferir, você também pode personalizar o seu próprio crediário.

Ficou mais claro?
Se você ainda tem dúvidas,
entre em contato com os nosso consultores para ter um atendimento personalizado.

Neopag
Bom para quem paga
Bom para quem recebe.

Você Também Pode Gostar:

Dica Neopag
#Dicas Neopag: Disponibilize o Wifi para seus clientes
Ler Mais
Dica Neopag
#Dicas Neopag: Divulgue o cartão digital da sua loja
Ler Mais
Cartão Digital
Vantagens de usar Neopag na sua loja!
Ler Mais